Saiba quais são as lojas em funcionamento
Damos as boas-vindas ao novo normal. Consulte aqui as lojas abertas!
Conheça as regras de segurança e higiene de cumprimento obrigatório ao frequentar o Madeirashopping, mas também todas as medidas que o nosso Centro e lojistas adotaram para o proteger
Face ao número cada vez maior de casos recuperados, e perante a inexistência de novos casos de infeção, o Governo Regional da Madeira definiu medidas de desconfinamento, que permitem a abertura do MadeiraShopping, a partir de 4 de maio. Esta abertura obedece a regras de segurança e higiene definidas pelo Governo e que devem ser obrigatoriamente, e de forma responsável, cumpridas por todos: centro, lojas e visitantes.
Dentro das medidas de segurança implementadas pelo Madeirashopping, encontram-se:
Limpeza
-Reforço dos procedimentos de limpeza e desinfeção nas superfícies sujeitas a uma maior frequência de uso
-Frequência de limpeza aumentada em 6x nas áreas chave
-Pulverização seletiva de espaços do Centro
-Limpeza permanente dos pontos de contacto
-Limpeza específica dos elevadores, casas de banho, zonas de descanso
-Cuidados especiais na área de restaurantes
Recipientes de máscaras e luvas
-Colocação de contentores, nas saídas do Centro, dedicados exclusivamente ao depósito de máscaras e luvas, para os clientes que pretenderem retirar esses materiais antes de abandonar o Centro
Gel asséptico
-Colocação de dispensadores de gel assético em todas as entradas e locais críticos, com incentivo à sua utilização
Acesso e circulação de pessoas
-Implementação das medidas necessárias ao cumprimento do rácio de 4 pessoas por 100m2
-Controlo da utilização obrigatória de máscaras ou viseiras
-Definição, no interior do Centro, de caminhos de circulação em 2 sentidos, com o objetivo de minimizar cruzamentos e promover o distanciamento social
-Controlo da circulação dos clientes, evitando entradas e saídas comuns (colocação de sinalética)
-Preparação para gestão de filas de espera no exterior do Centro no caso de ser necessário limitar o número de entrada de visitantes
-Limitação do número de pessoas na utilização de elevadores e escadas rolantes
Circulação de ar
-Ar condicionado com 100% de insuflação de ar novo
-Reforço da limpeza e desinfeção 4x mais frequente das Unidades de Tratamento de Ar e filtros do sistema de ar condicionado
-Renovação do ar de todo o centro, em média, entre 4 a 6 vezes por hora
-Abertura permanente de janelas nas claraboias e das portas do Centro
-Procedimentos com base em recomendações da ASHRAE e da REHVA (Associações Americana e Europeia do setor de ar condicionado)
Normas de conduta e sinalética
-Todas as pessoas (clientes, lojistas, fornecedores, prestadores de serviço, etc.) têm que usar máscara ou viseira para entrar e permanecer no interior do Centro Comercial
-Colocação de sinalética de distanciamento na utilização das escadas rolantes, bem como nos elevadores, praça da restauração, casas de banho, fraldários, balcão de informação e ATM’S
-Implementação de sinalética direcional de entrada e circulação no Centro, através de colocação de setas que orientam o sentido de fluxo, minimizando o cruzamento de clientes e potenciando o distanciamento social
-Colocação de sinalética com mensagem de Boas Vindas e de Normas de Conduta
-Colocação de mensagens sonoras para reforçar a adoção das medidas de segurança implementadas
Encerramento temporário de determinadas de determinadas áreas
-Numa primeira fase, encerramento temporário de parques infantis e diversões para crianças
-Desativação temporária de cadeiras de massagem ou equipamentos similares
-Remoção e/ou delimitação temporária de “seating areas”
Desincentivo às aglomerações
-Não realização de iniciativas físicas (eventos ou promoções) que promovam aglomeração e/ou interação de pessoas
-Impedir a aglomeração de pessoas e a utilização dos Centros para atividades de lazer e eventos/reuniões familiares ou passeios
Reforço da comunicação
-Reforço da comunicação/informação aos visitantes do Centro Comercial, através de suportes colocados no Centro e do site do Centro Comercial e redes sociais, dando a conhecer o horário de funcionamento do Centro, as lojas abertas ao público, as medidas e ações de limpeza e desinfeção implementadas, a utilização obrigatória de máscaras ou viseiras, as recomendações de conduta social, e as recomendações das autoridades oficiais.
Sendo fundamental o esforço de todos, além destas medidas, responsabilidade do Madeirashopping, foram também definidas regras a cumprir, quer pelos lojistas, quer pelos seus funcionários, quer pelos visitantes. Assim:
Medidas para os visitantes
-De forma visível, informar o número de clientes que poderão estar em simultâneo na loja
-Colocar dispensadores de gel asséptico na entrada de loja, recomendando ao cliente que desinfete as mãos antes de entrar
-Colocação do Código de Conduta com mensagens chave de comportamento dentro da loja
-A loja é responsável por cumprir o estabelecido pelas autoridades oficiais relativamente ao número máximo de clientes no seu interior. A loja deve implementar um procedimento eficiente de controlo de filas de espera, que pode passar pela disponibilização de sistema de senhas com números e instalação de um écran com chamada dos clientes pelos números (como é usual em farmácias, por exemplo), ou através da distribuição de cartões de entrada, entre outros métodos
-As filas de acesso devem ser organizadas utilizando espaço do interior da loja. As áreas comuns do Centro só devem ser utilizadas se a loja não tiver espaço suficiente para acomodar as filas de clientes.
-A loja tem de controlar o número de clientes que estão no seu interior, que não poderá exceder o rácio máximo de 5 pessoas por cada 100m2
-Para utilização e no seu interior, a loja deve disponibilizar produtos de higienização das mãos para os clientes e exigir que os clientes, antes de manusear produtos de mostruários (vestuário, acessórios, etc.) higienizem as mãos, devendo esta obrigatoriedade estar devidamente afixada e visível ao cliente
-Todos os clientes devem utilizar máscaras ou viseiras
-As zonas de pagamento devem ter acrílicos de proteção instalados
-A loja deve implementar um procedimento de limpeza e desinfeção frequente dos balcões de atendimento, sistemática e visível para o cliente, assegurando a limpeza dos terminais de pagamento imediatamente antes da sua utilização
-O colaborador deve desinfetar as mãos imediatamente antes de atender o cliente de forma visível para o mesmo
Medidas para os funcionários das lojas
-Todos os colaboradores das lojas devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual, máscaras ou viseiras e luvas descartáveis
-Os colaboradores devem medir a temperatura antes de sair de casa
-Caso tenham algum sintoma compatível com Covid-19, devem informar a entidade patronal e não se apresentar ao trabalho
-Todos os colaboradores devem lavar e desinfetar as mãos quando entram ao serviço e frequentemente durante o turno de trabalho
-Todos os colaboradores devem respeitar a regras de distanciamento social no trabalho e também durante as pausas e refeições
-A arrumação de mercadorias ou de produtos deixados pelos clientes deve ser realizada com utilização de luvas, seguido da desinfeção de mãos
Medidas para as lojas
-A loja deve implementar uma política e procedimentos de limpeza e desinfeção frequente e sistemática (incidindo em todas as superfícies de contacto – como balcões de atendimento, mobiliário, expositores, bancadas, ATM’s/equipamentos de pagamento automático, maçanetas e puxadores), de distanciamento social e de desinfeção
-É proibida a prova de pronto a vestir em geral, calçado, acessórios, bijuterias e outros
-A loja deve assegurar as adequadas condições de limpeza, segurança e manutenção das instalações e equipamentos, por exemplo, sistemas de segurança e equipamentos de ar acondicionado
-Cada loja deve implementar o que for exigido pela legislação e pelas autoridades oficiais relativo à sua atividade
-Quando possível, a loja deve desligar os equipamentos de tipo “touchscreen”
-Deve ser privilegiado o pagamento por meios automáticos, evitando a manipulação de dinheiro (POS, MBWay)
-Recomenda-se a desinstalação/remoção de todas as cadeiras e bancos no interior das lojas
-A restauração, antes da sua reabertura, deve assegurar a realização de controlo de pragas; a limpeza e desinfeção de todos os espaços no interior da loja, incluindo as arrecadações e equipamentos de refrigeração/frio/arcas congeladoras; a abertura de água potável durante alguns minutos, de forma a purgar e renovar a água nas tubagens; e garantir que a loiça, os copos e os demais utensílios de mesa são lavados a altas temperaturas (a 56ºC por 3 horas, a 60ºC por 30 min ou a 121ºC por 15 min)
-As lojas devem assegurar uma gestão de logística de stocks otimizada para minimizar o fluxo de fornecedores
Apelamos a que todas as partes cumpram as medidas definidas. Pelo bem de todos.
Recomendamos-lhe, ainda, que continue a seguir atentamente as indicações da Direção-Geral de Saúde.